O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.

6 de out de 2011

Oficina de Roteiro e Documentário em Serra do Navio

Aconteceu em Serra do Navio no período de 30/09/2011 a 01/10/2011, a Oficina de Roteiro e Documentário do projeto “CUIDANDO DO MEU AMBIENTE” da Escola Estadual Dr. Hermelino Herbster Gusmão (Escola HG), ministrado pela equipe do UNIVERCINEMA (UVC).

        O UVC é um Programa de extensão da Universidade Federal do Amapá, Coordenado pela Profa. Cristiana Nogueira do Curso de Artes Visuais. A equipe que ministraou a oficina em Serra do Navio era composta por Augusto Pessoa – Coordenador de Execução Pró-Cinegrafia, Roberth Lago – Animação, Carla Antunes – Mídiateca, e contou com o apoio técnico para a criação dos roteiros envolvendo a temática ambiental do Prof. Alexandro Camargo do Curso de Geografia.
O projeto “CUIDANDO DO MEU AMBIENTE” foi elaborado pelos professores da Escola HG que participaram do Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais – CPPTA, em Serra do Navio no ano de 2010, e tem como objetivo fortalecer o processo de construção da cidadania, a partir do ambiente escolar e da comunidade, e desenvolver o senso de responsabilidade no uso do Ambiente que o aluno faz parte. A oficina foi realizada utilizado o espaço do Laboratório de Informática Educativa - LIED sob supervisão do Prof. Marcos Homobono em conjunto com a Coordenação Pedagógica da Escola HG.A OFICINA teve como objetivo demonstrar os princípios da Cinegrafia aos alunos e professores do ensino médio para o desenvolvimento de uma cultura audiovisual em favor das questões ambientais da Comunidade de Serra do Navio, registrando em vídeo e fotografia as belezas das áreas naturais e a importância de se ter unidades de conservação no Município.
As atividades programadas resultaram em um material filmado e fotografado que irá compor um vídeo sobre a oficina incluindo os bastidores da atividade. Indo além do programado ocorreu uma demonstração de edição do material obtido. A temática selecionada pelos participantes da Oficina para ser trabalhada no vídeo foi a história de Serra do Navio, as belezas naturais e lendas locais. O roteiro definido pelos participantes incluía 05 locações (Estação Ferroviária, Pousada Santa Bárbara, ruas da Vila de Serra do Navio, Balneário da Pedra Preta, e local de embarque e desembarque rodoviário). Os participantes foram divididos em grupos: atores, produção (roupas, maquiagem e cabelos), filmagens e fotografia, roteiristas, e apoio.
Fotos da oficina de Roteiro e Documentário em Serra do Navio. Foto: Acervo CPPTA-SNV.

         A concretização desta oficina só foi possível devido ao apoio que o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque realizou através das articulações com todas as Instituições envolvidas, incluindo o WWF-Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário