O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.

Porto Grande 2011- 2012





Início da Caminhada...



O Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA) realizado no município de Porto Grande, como qualquer proposta inovadora, enfrentara em sua caminhada inicial desafios para lá de interessantes. Contando com uma equipe pequena, em quantidade, mas excelente em qualidade, fora capaz de motivar, organizar e contagiar professores, alunos e colaboradores para causa da Educação Ambiental.








Da idéia...


Quando se procura aliar alegria, reflexão, causa ambiental e capacitação, um resultado somente pode vir: pessoas motivadas, iniciativas edificantes e grandes desafios!. A proposta do CPPTA se iniciou a partir de diálogos expansivos entre a professora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Cristiane Menezes e o analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Russo...ambos apaixonados pela relação temáticas ambientais e docência!. Da idéia surgiu a proposta de realizar-se um projeto piloto, e este fora inicialmente executado no município de Serra do Navio, área que constitui o espaço territorial do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Unidade de Conservação da qual Paulo está inserido, e circunvizinha á Floresta Nacional do Amapá.


O trabalho em Serra do Navio começara tão motivador, que logo logo o pedido para que este projeto ocorresse em outros municípios do Amapá fora pensado. E imaginem que lugar fora dialogado primeiramente? Porto Grande!!! Isto mesmo, na época a analista ambiental do ICMBIO, Adriana Prestes juntamente com Paulo Russo trocaram posicionamentos e esclarecimentos sobre a proposta. Com Patrícia Baião (Conservação Internacional - CI) e Adriana Franco (Instituto WALMART) Paulo teve a oportunidade de pensar em financiamento para o projeto e nesta tempestade de metas e diálogos, ainda ocorreu a visita do representante da Conservação Internacional do Brasil no Amapá, na época Rafael Moreira á Serra do Navio para acompanhamento das atividades CPPTA daquele município e diálogos com a equipe gestora da Floresta Nacional do Amapá. Ufa! depois de todos os encaminhamentos, o Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais de Porto Grande, fora com honras e grande expectativa organizado!!!.


O CPPTA acontecendo...

Com parcerias articuladas para financiamento do projeto definida, equipe disposta a trabalhar e muita empolgação e amor pela tarefa, era o momento de “colocar a mão de massa”. Rafael Moreira, analista de projetos da CI então realizou visitas em todas as escolas municipais e estaduais de Porto Grande, elaborando diagnóstico, dialogando com diretores e coordenadores pedagógicos, afim de selecionar as instituições que participariam do Projeto. Sendo os critérios: acessibilidade e concretização de algum projeto ou mesmo inclusão no Projeto Político Pedagógico da Escola de atividades ligadas ao meio ambiente. Após a finalização do Diagnóstico realizado pelo assistente de Projetos Rafael Moreira, as informações foram dialogadas com Equipe Gestora da FLONA do AP, expostas para o Conselho Consultivo da Unidade e ainda repassadas á Secretaria Municipal de Educação de Porto Grande, que selecionou os professores-cursistas das escolas envolvidas mediante edital publicado pela Coordenação do Curso. E com estes encaminhamentos, o próximo passo seria a Capacitação.


Da Capacitação


Para que o CPPTA pudessem ser executado, os professores das Escolas Municipais Acre e Adão Ferreira de Souza e Escolas Estaduais Boa Esperança, Elias Trajano de Souza Freitas, José Ribamar Teixeira e Maria Cristina Botelho Rodrigues participaram no inicio de 2011 da Etapa de Capacitação no município de Porto Grande. Um fato marcante deste momento, fora o adiamento da data da atividade, motivo? Um dos problemas ambientais recorrentes do município de Porto Grande, ENCHENTE!. Esta situação causou receio á Equipe CPPTA, no entanto a perseverança e vontade de fazer a diferença foram maiores!.



Entre debates, uso da ludicidade, apresentações, descontração, arte cênica e trabalhos em equipe as propostas iniciais para os projetos em temas ambientais foram elaboradas. Os professores das Escolas envolvidas mostraram-se profundamente motivados com o Curso e neste momento importantes ações, passariam a movimentar alunos, professores, comunidade em geral. Era o Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais, sendo executado. Unidade de Conservação, Meio Ambiente e Sociedade seriam os principais elementos norteadores!




  
Entre debates, uso da ludicidade, apresentações, descontração, arte cênica e trabalhos em equipe as propostas iniciais para os projetos em temas ambientais foram elaboradas. Os professores das Escolas envolvidas mostraram-se profundamente motivados com o Curso e neste momento importantes ações, passariam a movimentar alunos, professores, comunidade em geral. Era o Curso Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais, sendo executado. Unidade de Conservação, Meio Ambiente e Sociedade seriam os principais elementos norteadores!



Um pouco mais sobre o assunto...


No Município de Porto Grande o curso foi executado durante 12 meses pelo Laboratório de Botânica e Educação Ambiental sob Coordenação da Profa. MSc. Cristiane Rodrigues Menezes e a Equipe Gestora da Floresta Nacional do Amapá (FLONA/AP) com o apoio da Conservação Internacional do Brasil (CI) e do Instituto Walmart, compondo parte do Programa de Implementação da FLONA/AP. Participaram da equipe de instrutores do Curso Analistas Ambientais do Parque Nacional do Cabo Orange e Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, docentes e discentes da UNIFAP, Arte Educadores do Museu da Imagem e do Som do Amapá (MIS) e Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURRAP).







O CPPTA de Porto Grande capacitou 22 professores de 06 (seis) escolas da rede pública que desenvolveram projetos relacionados com resíduos sólidos, reciclagem, saúde alimentar e meio ambiente tendo como foco a FLONA/AP. Ainda no mês de Setembro ocorrerá o Seminário Público para exposição dos resultados das escolas participantes do CPPTA como parte da programação do VIVA FLONA, organizado em parceria com diversas Instituições que compõem o Programa de Implementação da FLONA/AP.









 Resultados


ü  Escola Municipal Elias Trajano: Comida com tempero de história.

Neste projeto foram envolvidos vários temas relacionados aos bons hábitos alimentares, na forma de exposição dos trabalhos em Feira aberta aos alunos, corpo docente e comunidade; na oportunidade também houve a criação do Cineclub – Que tem como objetivo principal desenvolver trabalhos com mídias (fotografia e filmagem) diversas feitas pelos alunos e tornou-se também projeto efetivo da Escola. Fizeram parte da execução deste trabalho as professoras cursistas Adriana Cristina Furtado da Silva Idalino, Edna Maria de Oliveira Duarte, Ana Cristina da Silva Pessoa.






ü  Escola Estadual Maria Cristina Botelho:




Nesta escola os professores cursistas Raimundo Nonato do Nascimento, Ana Cleide Soares, Sheila Marecó Kubota e Karla Cleia Carvalho de Sousa, fizeram a adaptação do Projeto Parteiras já recorrente na Escola, com foco na temática meio ambiente, que a partir do CPPTA tornou-se tema essencial neste Projeto, a culminância ocorreu a partir de Feira de exposição para alunos e comunidade em geral.




 ü  Escola Estadual José Teixeira Ribamar:

Teve como tema do projeto: Horta na minha escola, onde os canteiros já existentes na escola foram revitalizados, com o plantio de verduras e hortaliças, para incentivar os alunos a terem hábitos alimentares saudáveis. As professoras responsáveis pela execução do projeto foram Ana Luzia Repolho Bentes e Lídia Mira Machado. O projeto contou com o apoio da Conservação Internacional do Brasil na doação de sementes para aumentar a variedade de hortaliças nos canteiros, e assim posteriormente enriquecer o cardápio da merenda escolar.




ü  Escola Municipal Acre:

Teve como tema do projeto: ``Redução e Reaproveitamento do Lixo é coisa séria``Que teve como objetivo principal orientas os jovens sobre os prejuízos que o lixo pode trazer ao meio ambiente procurando formar cidadãos com mais responsabilidade socioambiental. Foram promovidas oficinas onde houve a produção de vários materiais como puffs, vasos, roupas, ursinhos, sofás, porta-retratos, porta-trecos. A culminância ocorreu através da exposição dos matérias produzidos nas oficinas em Feira realizada pela escola. As professoras que ficaram a frente na execução do projeto foram Daniela Barbosa dos Santos e Vanessa Marcela Barbosa dos Santos.








ü  Escola Estadual Adão Ferreira: arborização e jardinagem

O projeto teve por objetivo arborizar o entorno da escola sensibilizando aos alunos, professores e comunidade do Município de Porto Grande para a consciência ecológica. O projeto também contou com a  montagem de um Jardim Sensorial inaugurado no dia 19 de Junho de 2012, e tem por objetivo primordial aguçar os sentidos dos alunos como tato e olfato. Os professores envolvidos nesta realização foram Christiane Mara Nascimento da Silva, Raimunda Bentes de Brito, Uzias Gonçalves Monteiro, Betânia Silva de Souza e Regina Silva.

ü  Escola Estadual Boa Esperança: Horticultura na Escola:



O projeto teve por objetivo promover a orientação ambiental dos alunos por meio de uma horta escolar.Esta ação teve como finalidade incorporar estes vegetais produzidos na merenda escolar. Na execução do projeto foi possível envolver alunos, pais de alunos e moradores da comunidade local, a frente deste projetos estavam as professoras Leonici Costa da Silva e Ivonete Nunes Nascimento.









Da Solenidade


O momento de culminância das atividades do CPPTA divide-se em duas etapas: realização de Solenidade de Entrega de Certificados aos professores-cursistas e colaboradores dos projetos e Seminário Público, que é uma exposição aberta á comunidade para divulgação através de imagens e apresentações culturais dos resultados dos projetos desenvolvidos nas Escolas

No primeiro semestre deste ano, ocorrera no dia 09 de Junho de 2012, na Câmara dos Vereadores de Porto de Grande, a Sessão Solene aos professores participantes do CPPTA. Neste momento, fora possível homenagear, relembrar momentos marcantes do processo do Curso e entregar os certificados aos perseverantes Professores das escolas envolvidas.



Entre emoção, alegria e sensação de dever cumprido a Equipe CPPTA e os Professores dispunham de instantes de grande concentração e companheirismo.




Além dos professores cursistas estiveram presentes, a Coordenadora Nacional de Educação Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Fabiana Prado que viera conhecer mais de perto o Curso e tecera comentários sobre organização e execução da proposta do trabalho; os analistas ambientais ICMBIO-AP, Ivan Vasconcelos e Paulo Russo, responsáveis pela execução do CPPTA dos municípios de Oiapoque e Serra do Navio respectivamente; a Diretora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Porto Grande, Ivaneida Vilhena, que falara durante a cerimônia da importância do curso para as escolas e capacitação dos professores

Compondo a mesa de abertura estava presente também o Assistente de Projetos da Conservação Internacional do Brasil, Josinei Garcia que apresentara o papel desta ONG na logística na execução das atividades do CPPTA; o chefe da Floresta Nacional do Amapá, Érico Kauano; representante da sociedade civil de Porto Grande, senhora Sueli Leite que dera ás boas-vindas e agradecimentos ao trabalho desenvolvido e a Coordenadora Geral do CPPTA pela Universidade Federal do Amapá, Cristiane Menezes que em resumo explicitara a história (desafios, dificuldades e conquistas) do CPPTA.


O momento da Solenidade fora marcado pela fala de encorajamento, persistência e amor da professora Sheyla Kubota, naquele instante representante dos professores-cursistas.





Avaliação

Com o Curso executado a população do Município de Porto Grande conheceu melhor as ações da equipe gestora da FLONA/AP, e pode colaborar na gestão participativa da Unidade de Conservação junto as comunidades do entorno.

Para a Analista Ambiental Mariella Butti, Coordenadora Pedagógica, e ponto focal da Unidade de Conservação no CPPTA Porto Grande:


"Participar deste curso foi transformador. Encontrei a minha missão na Flona do Amapá e minha vida profissional ficou mais alegre e com mais sentido quando o CPPTA começou a ser gerado. 

Receber as inscrições era inquietante... cada folha prenchida trazia um monte de expectativas. Ficava imaginando como cada professor seria e como poderíamos realizar o evento propulsor de mudanças para a minha equipe  e muito estimulante para o grupo que Porto Grande nos entregava.

Sobretudo, acredito na Educação, e sinto e que foi a forma mais completa que eu podia ter para colaborar. O evento de capacitação foi em divertido. Trabalhoso também, é verdade. Mas a satisfação de fazer parte disso é o que eu mais me recordo daqueles dias de 2011. 

Hoje vejo os frutos e as sementes maduras que esse projeto lindo disseminou. Cada pessoa envolvida trazia um pouco de sua experiência e colabarava enriquecendo todo o processo.... mais de um ano de processo... como resultado projetos modelados a muitas mãos e concluídos com amor. 

Fiz amigos e parceiros que vão seguir comigo pra onde eu for. 

Agradeço a todos pela oportunidade de aprender tanto, de vivenciar tanta emoção, de chorar de saudade e de continuar com vocês, mesmo que longe. Obrigada por me fazerem uma analista ambiental mais grata a função que escolhi. 

Com muito amor e saudade" 

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