O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.

Relatos de Experiências

Resenha  Mês de Julho

por Cassandra Oliveira

O CPPTA tem sido uma experiência riquíssima para todos nós que, de alguma forma, nos envolvemos neste projeto. Isso se deve, certamente, ao comprometimento e à ousadia da proposta, que não se esboça apenas como uma capacitação pontual. O Projeto quer bem mais. Entendendo o binômio ensino-aprendizagem como um processo contínuo, de etapas inseparáveis, o Curso trabalha a continuidade de ações, num esforço de formação, construção de práticas e aprimoramento de resultados que têm sido frequentes.

Este é o primeiro projeto continuado de Educação Ambiental que o PNMT desenvolve com o público escolar do seu entorno. Já tínhamos realizado atividades pontuais, como mostras de vídeos ambientais e exposições sobre o Parque; além de trabalharmos, já há alguns anos, com as comunidades mais próximas do Parque Nacional, sempre numa perspectiva de estímulo à organização social e fortalecimento comunitário. Foram nestes momentos de contato com comunidades e escolas que entendemos a necessidade de priorizar na gestão da UC o público jovem e eleger a escola como local ideal para o amadurecimento da discussão ambiental regional, a partir da adoção de novas práticas (inclusive as pedagógicas), que dessem conta das situações específicas que temos no Amapá.

O Projeto está avançando muito bem. Com algumas dificuldades esperadas, já que toda mudança gera um desconforto inicial, ainda mais quando se trata de mudança de paradigmas. Mas, este foi o caminho escolhido pelas mentes e pelos corações que conceberam a proposta. Por isso, sei que não faltará motivação para seguir esta estrada até o fim.

Em todo este processo, não tem como deixar de reconhecer a vontade inovadora e o esforço comprometido das duas pessoas que dão alma ao Projeto. Cristiane Menezes, coordenadora do CPPTA e professora da UNIFAP e Paulo Russo, analista ambiental do PNMT, estão de parabéns pelos bons frutos que o Pedagogia de Projetos já tem nos dados e por todos os que ainda virão.

Ano que vem o projeto vai dar mais um passo, se estendendo para o Oiapoque, oxalá conquistando outras mentes e corações dispostos a pensar novos modelos de vida para nossas casas, nossas cidades, nosso mundo...

Desejo vida longa ao projeto e bons frutos para o nosso futuro!