O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.

Serra do Navio - 2010 a 2011

O início da caminhada . . .


Mapa de localização do Município de Serra do Navio. Imagem: google earth modificado 2012.
O Laboratório de Botânica e Educação Ambiental (LABOT) da Coordenação do Curso de Ciências Biológicas por meio do Grupo de Pesquisa Ações de Educação Ambiental, e em conjunto com o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque executou o Curso de Extensão PEDAGOGIA DE PROJETOS EM TEMAS AMBIENTAIS (CPPTA) no Município de Serra do Navio, no período de Março de 2010 a Novembro de 2012.

O CPPTA constituiu-se num curso de extensão com carga horária total de 100h, distribuído em 03 (três) momentos: Planejamento do Curso; Capacitação e Acompanhamento do conhecimento. Tal arranjo visa a melhor execução dos objetivos propostos pelo Curso.

A equipe do Curso era constituída por analistas ambientais do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, docentes e discentes da Universidade Federal do Amapá, e representante da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação.




Equipe do CPPTA/SNV. Imagens: Maksuel Martins.


Neste Curso participaram dezoito (18) professores de seis (06) escolas da rede pública do Município de Serra do Navio, que ao preencherem a ficha de inscrição indicaram, em sua maioria, as temáticas que mais possuíam dúvidas eram aquelas relacionadas à reciclagem e resíduos sólidos, e os assuntos que gostariam de aprofundamentos estavam relacionados à legislação ambiental e exemplos de atividades de Educação Ambiental.


Nossas táticas!


Para nosso planejamento foram realizadas diversas reuniões com a Equipe de coordenação e as Instituições envolvidas na execução do Curso.

Sensibilizando, Planejando e Conquistando...


Estas reuniões definiram as funções de cada Instituição no processo do Curso. Foram abordados pontos específicos do trabalho, como o método que seria utilizado, o público–alvo, o material necessário para sua realização e os objetivos do Curso.

Atividades da etapa de sensibilização e planejamento. Acervo CPPTA
No momento do Planejamento foram realizadas reuniões no decorrer do 2º semestre de 2009 com a Equipe de Coordenação e as Instituições envolvidas na execução do Curso, além do estabelecimento de parcerias para financiamento das ações. Estas reuniões serviram para: a definição das funções de cada Instituição no processo de realização do Curso; a abordagem que seria adotada; os critérios de seleção e as características do público envolvido.

A seleção do público envolvido se deu através da Secretaria Municipal de Educação e do representante estadual da SEED em Serra do Navio, sendo disponibilizadas 10 vagas para cada setor. O processo de seleção dos professores-cursistas ocorreu através de ficha de inscrição que continha informações prévias sobre o perfil e interesses dos professores para balizamento das atividades a serem desenvolvidas na capacitação.


Aprendendo um pouco . . .


As atividades desenvolvidas no momento de capacitação ocorreram no mês de março de 2010, onde puderam ser desenvolvidas diferentes técnicas educacionais que trataram de conceitos básicos de Educação Ambiental, Ética, Cidadania, Áreas Protegidas e Projetos Interdisciplinares, fornecendo os conhecimentos necessários para o próximo momento do Curso. Foram 04 (quatro) dias de diferentes atividades executadas pelos Formadores do Curso, como oficinas, palestras e atividades de campo, que tratavam de diversos assuntos relacionados aos Temas Ambientais.



Imagens: Maksuel Martins.




O espaço utilizado foi o Auditório da Escola Estadual Hermelito H. Gusmão (HG). Neste período a equipe de Instrutores em conjunto com os professores-cursistas visitaram o Parque Natural Municipal do Cancão, localizado no entrono da sede do Município, sendo mais uma das atividades desta etapa.

Imagens: Maksuel Martins.





A caminhada em grupo . . .


Após a etapa presencial, os professores-cursistas voltaram para suas escolas onde iniciaram um diagnóstico para identificar um tema ambiental de especial importância para a Escola/Comunidade, a partir do qual será desenvolvido por meio de um projeto durante o ano letivo, com participação da comunidade escolar e/ou das comunidades locais.

No CPPTA os professores capacitados receberam acompanhamento dos Instrutores para a construção e execução dos projetos por eles elaborados. Tais projetos serão executados nas escolas onde estes professores estão lotados.



Acompanhamento EM N.S. Perpétuo Socorro. Acervo CPPTA.



Acompanhamento da EE Dr. Hermelino Hebster Gusmão. Acervo CPPTA.



Acompanhamento EM Beija-flor. Acervo CPPTA



Acompanhamento EM Colônia do Cachaço. Acervo CPPTA.



Acompanhamento da EM Direitos Humanos. Acervo CPPTA.







A análise dos projetos foi feita pela equipe de Instrutores, sendo posteriormente realizada uma reunião com todos os professores-cursistas para a apresentação das considerações sobre os projetos criados. Tal reunião buscou esclarecer algumas ações apontadas para os projetos que poderiam dificultar sua execução ou alterar a temática assinalada.


Oficina de avaliação do projetos construídos. Acervo CPPTA.




Nossas Conquistas !!!



Escola Municipal Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Palestra antes da exibição do Circuito Tela Verde na Escola. Acervo CPPTA.
A EM N.S. Perpétuo Socorro fica localizada na Colônia de Água Branca, Distrito do Município de Serra do Navio. O projeto criado teve o Título “Melhoria de Qualidade de vida do Planeta”, cujo objetivo era edificar uma relação que busque a multiplicidade de ações e soluções, em que o ser humano se perceba como parte integrante e agente de transformação no ambiente em que vive.









Escola Municipal Direitos Humanos


Acervo CPPTA.
A EM Direitos Humanos fica localizada no Assentamento Agrícola Silvestre no Município de Serra do Navio. O projeto criado teve o Título “Eu e as plantas”, cujo objetivo era identificar as plantas e sua relação com o homem, suas utilidades e importância ecológica.

A Profa. Eliane Figueiredo executou junto aos alunos uma aula passeio, seguida de atividades em classe. Também foi realizada uma feira sobre o projeto com apresentação das plantas pelos próprios alunos.











Escola Municipal beija-flor


Avaliação da área da Escola para realização do projeto.Acervo CPPTA.


A EM Beija-flor fica localizada na sede do Município de Serra do Navio, ao lado da Igreja Católica. O projeto criado teve o Título “Arborização da Área da Escola Municipal Beija-flor”, cujo objetivo era promover a socialização dos alunos, ampliando o seu universo conceitual, bem como o seu envolvimento com os aspectos ambientais da comunidade de Serra do Navio, iniciado pela Escola, além de valorizar os aspectos positivos da arborização; e dar a Escola um novo espaço para práticas pedagógicas.




Visita ao sítio do Prof. James para obtenção de mudas e sementes. Acervo CPPTA.
Capitaneado pela Profa. Françoide Oliveira foram realizadas palestras, plantio de mudas de espécies arbóreas no entorno da Escola, e foi construído um viveiro de plantas para posterior paisagismo. Os materiais foram doados por empresas locais e o viveiro foi erguido pela comunidade de pais de alunos.







Atividade de plantio de espécies arbóreas pelos alunos da Escola. Acervo CPPTA.


Construção do viveiro para a Escola. Acervo CPPTA.


Atividade de plantio de sementes de espécies para paisagismo. Acervo CPPTA.



Escola Municipal Colônia do Cachaço


Esta Escola Municipal fica localizada na Colônia do Cachaço no Município de Serra do Navio. O projeto criado teve o Título “Horta de Plantas medicinais na Escola”, cujo objetivo era fazer o resgate de mudas e sementes de plantas medicinais tradicionalmente utilizadas pela Comunidade da Colônia do Cachaço.




Avaliação da área da Escola para viabilidade do projeto. Acervo CPPTA.


Atividade de Palestra e Compostagem para o projeto. Acervo CPPTA.


As atividades deste projeto foram palestra com o técnico da RURRAP Marcelo Miranda que realizou a preparação do composto para a futura Horta. Também apresentaram por meio a palestra o projeto para a comunidade convidando-a para participar das demais ações. A construção da horta teve o apoio das empresas locais e doação de mudas e sementes pela comunidade.



Palestra sobre o Projeto para os alunos. Acervo CPPTA.




Construção dos canteiros para a Horta da Escola. Acervo CPPTA.




Atividade de plantio das mudas doadas. Acervo CPPTA.






Escola Estadual Dr. Hermelino Herbster Gusmão


A EE HG fica localizada na sede do Município de Serra do Navio. O projeto criado teve o Título “Cuidando do Meu Ambiente”, cujo objetivo era fortalecer o processo de construção da cidadania, a partir do ambiente escolar e da comunidade, e desenvolver o senso de responsabilidade do uso do ambiente que o aluno utiliza.

A EE HG realizou uma amostra científica sobre sustentabilidade para sensibilizar a comunidade escolar; os professores cursistas em conjunto com seus alunos realizaram a revitalização dos canteiros da fachada externa e interna da Escola HG.




Avaliação dos canteiro para as atividades do projeto. Acervo CPPTA.




Atividade de revitalização dos canteiros da Escola. Acervo CPPTA.


O prof. Marcos Homobono, responsável pelo LIED organizou as oficinas de Roteiro e Documentário em Temas Ambientais e Stop Motion. As oficinas pretenderam demonstrar os princípios da mídia visual aos alunos do ensino médio para o desenvolvimento de uma cultura audiovisual em favor das questões ambientais da Comunidade de Serra do Navio, registrando em vídeo e fotografia as belezas das áreas naturais e a importância de se ter unidades de conservação no Município.




Oficina de Roteiro e Documentário em Temas Ambientais. Acervo CPPTA.




Oficina Stop-Motion para os alunos do Ensino Médio. Acervo CPPTA.


Também foi realizada uma Oficina de Teatro com tema cidadania e meio ambiente que culminou com a apresentação feita no Seminário Público do CPPTA em Serra do Navio.




oficina de Teatro com os alunos do Ensino Médio sobre a VIDA. Acervo CPPTA.


A concretização destas oficinas só foi possível devido ao apoio do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque que realizou as articulações com todas as Instituições envolvidas, e contatou com o WWF-Brasil, que recentemente visitou o Município de Serra do Navio a convite da equipe gestora do Parque. Estas ações compõem o Programa de Educação Ambiental do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, e atendem as deliberações do Conselho Consultivo do Parque, em benefício da Comunidade de Serra do Navio.


O Seminário Público ...


No Mês de Novembro de 2011 aconteceu na sede do Município de Serra do Navio o 1º Seminário Público do CPPTA para apresentação dos projetos realizados pelos professores cursistas, e a Solenidade de entrega dos Certificados na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes as principais autoridades locais e a equipe do CPPTA/SNV e equipe gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, além de convidados e comunidade local.



Solenidade de entrega dos certificados na Câmara de Vereadores em Serra do Navio. Imagens: Alessandra Lameira.




Imagens: Alessandra Lameira.






Na ocasião foram exibidos os vídeos das produções das Escolas e a apresentação de Teatro dos alunos da escola Estadual Dr. Hermelino Herbster Gusmão. O evento fez parta da Feira de Cultura e Economia Solidária de Serra do Navio organizada pela Associação Comunitária de Pedra Preta.

Equipe do CPPTA  presente no Seminário Público em Serra do Navio.Imagens: Alessandra Lameira.


Atividades do Seminário Público em Serra do Navio. Imagens: Alessandra Lameira.

Nossa Gratidão 



Nossos eternos agradecimentos a todos que contribuíram para o sucesso desta proposta.


Acervo CPPTA.


A Prefeitura Municipal de Serra do Navio, que apoiou todas as nossas ações junto as escolas.


Prefeitura Municipal de Serra do Navio. Acervo CPPTA.




Em especial a equipe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque que acreditou e comprou a proposta deste projeto.


Equipe Gestora do Parque nacional Montanhas do Tumucumaque. Imagem:  Cristiane Menezes.





A Caminhada continua ...


Embora tenha ocorrido o encerramento da 1º turma de CPPTA/SNV, a equipe Gestora do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque pretende continuar atuando junto com demais parceiros no âmbito da Educação Ambiental no Município de Serra do Navio por meio de novos projetos.


Profa. Cristiane Rodrigues Menezes

Coordenadora Geral do CPPTA.