O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.

19 de jun. de 2012

JARDIM SENSORIAL É INAUGURADO EM PORTO GRANDE NO AMAPÁ


       A Escola Municipal Adão Ferreira de Souza localizada na sede do Município de Porto Grande inaugurou no dia 19 de Junho o seu Jardim Sensorial, espaço educativo que faz parte do projeto da Escola intitulado Arborização e Jardinagem, e que tem por objetivo arborizar o entorno da escola sensibilizando aos alunos, professores e comunidade do Município de Porto Grande para a consciência ecológica em relação a Floresta Nacional do Amapá. A montagem do Jardim Sensorial tem como estratégia educativa aguçar os sentidos dos alunos como tato e olfato, em especial os alunos da Educação Especial atendidos na Escola.

      O Jardim Sensorial constitui-se numa ferramenta educacional inovadora para as Escolas, pois alia diferentes atividades executadas de forma prazerosa junto aos alunos. Neste espaço podem ser tratados assuntos relacionados com plantas e animais, e os cuidados que devemos ter com a natureza. O Jardim Sensorial da Escola Municipal Adão Ferreira de Souza é o 2º criado no estado, e o 1º em um Município do Interior. Todos os materiais do Jardim foram custeados pela Secretaria Municipal de Educação de Porto Grande que apoiou o trabalho dos professores e a realização deste projeto.

Inauguração do Jardim Sensorial da Escola Municipal Adão ferreira em Porto Grande. Foto maior: detalhe do Jardim Sensorial; Foto menor:  Professores e alunos da Escola e Equipe do CPPTA.


     A Realização deste projeto teve o auxílio da equipe gestora da Floresta Nacional do Amapá (FLONA/AP) por meio do Curso pedagogia de Projetos em Temas Ambientais (CPPTA), realizado em parceria com o Laboratório de Botânica e Educação Ambiental da Universidade Federal do Amapá. Este Curso integra o Programa de Implementação da FLONA/AP no que tange a Educação Ambiental. Na opinião do Prof. Uzias Monteiro da Escola Municipal Adão Ferreira de Souza, a realização do Projeto só foi possível devido o envolvimento da equipe de Coordenação do CPPTA em conjunto com a FLONA/AP, auxiliando os professores em busca de soluções junto com a comunidade do entorno da Escola para a concretização do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário