O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais das comunidades, utilizando unidades de conservação como Centro de Referência em Educação Ambiental.

O Curso

CURSO PEDAGOGIA DE PROJETOS EM TEMAS AMBIENTAIS





O CPPTA visa contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade dos Municípios, utilizando unidade de conservação como um Centro de Referência em Educação Ambiental.

As atividades do CURSO consistem na fundamentação teórica e capacitação prática de professores da rede pública de ensino, baseando-se na vivência profissional e cotidiana, valorizando o contexto regional. A equipe do Curso é constituída por analistas ambientais ICMBio/AP, docentes da UNIFAP, e representante da SEED/DEA.

O Curso tem carga horária de 80 horas de Fevereiro a Novembro, distribuídos em três (03) etapas distintas: capacitação, elaboração e execução de projeto na escola, e seminário público de apresentação dos resultados dos projetos.

As inscrições para o CPPTA serão efetuadas pela Secretaria Municipal de Educação, através de edital de seleção a ser publicado, e poderão se inscrever professores efetivos e ativos do quadro funcional da secretaria municipal de educação dos Municípios, e da Secretaria de Educação do Estado do Amapá lotados no Município, de todos os níveis de ensino.

OBJETIVOS DO PROJETO
Geral :
Contribuir para o aperfeiçoamento dos professores na construção de projetos interdisciplinares, além de sensibilizar para o tratamento dos problemas ambientais da comunidade dos Municípios, utilizando unidade de conservação como um Centro de Referência em Educação Ambiental para a comunidade.

Específicos:
­ Capacitação de professores da rede pública do Município em Educação Ambiental;
Auxiliar professores da rede pública do Município na execução de Projetos multidisciplinares de Educação ambiental;
­ Executar Seminário de apresentação dos projetos executados pelos de professores da rede pública do Município.

AÇÕES

Ação 01 – Planejamento do Projeto
­ Sensibilização: Reunião com os representantes da Secretaria Municipal e GEO-Educacional para apresentar a proposta pedagógica do Curso. Nesta reunião serão abordados pontos específicos do trabalho, como o método que seria utilizado, o público-alvo, o material necessário para sua realização e os objetivos.
­ Investigação: Nesta etapa ocorrerá a investigação para caracterização do público alvo, através de informações da Secretaria Municipal de Educação e GEO-Educacional.
­ Seleção: Nesta etapa ocorrerá a seleção do público alvo, através de edital divulgado pela Secretaria Municipal de Educação e GEO-Educacional em conjunto com a equipe de Coordenação do CPPTA.

Ação 02 – Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais
­ Capacitação: As atividades desenvolvidas nesta etapa constam do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais, este curso de capacitação em Educação Ambiental é voltado para a prática pedagógica, onde a disciplinas cursadas tratarão de conceitos básicos de Educação Ambiental, ética, temas transversais, cidadania, áreas protegidas, e projetos interdisciplinares.

Ação 03 - Difusão do conhecimento
­Acompanhamento: Ocorrerá na forma de reuniões que servirão para avaliar o projeto interdisciplinar, que será executado pelos professores, e promover o diálogo para que cada professor possa dar sua contribuição com a experiência que obteve em sala de aula quando tratava da temática do projeto.
­ Seminário: será executado um seminário de apresentação dos projetos executados pelos professores para a comunidade do Município.
­ Documentação: será construindo um documento final da experiência do Curso de Pedagogia de Projetos em Temas Ambientais executado no Município, através dos relatos de experiências dos Instrutores e professores envolvidos.

Este curso tem o patrocínio do Programa Áreas protegidas da Amazônia no Qual o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque esta inserido, além de WWF-Brasil .